segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sob a regência de José Maria Florêncio, grupo da câmara da Polônia se apresenta no auditório do Masp


O concerto conta com solo da soprano brasileira Grabiella Pace, na Bachiana nº5, de Villa-Lobos
O Museu de Arte de São Paulo recebe, em 27 de julho, a Capella Bydgostiensis, grupo de câmara da Polônia. Uma parceria Art Invest Marketing Cultural e Museu de Arte de São Paulo, o projeto “Música no MASP Internacional” é apresentado pelo BIC Banco e tem o patrocínio da Lexmark. Além de Villa-Lobos, o grupo comandado pelo maestro brasileiro radicado na Polônia, José Maria Florêncio, traz obras de Elgar, Puccini, Vivaldi e Karlowicz.
A Capella Bydgostiensis tem se apresentado nas mais importantes salas de toda a Europa, como Palácio Real de Varsóvia e Filharmonia Narodowa (Varsóvia - Polônia), Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou–Rússia), Schauspielhaus (Berlin – Alemanha), Schloss Mirabell (Salzburgo – Aústria), Placio Real (Estocolmo- Suécia), El Escorial (Espanha) e Salão da Radio Holandesa (Utrecht-Holanda), entre outras.
Famosos maestros já comandaram o grupo, dentre eles: Stanislaw Galonski, Wlodzimierz Szymanski, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Miroslaw Jacek Blaszczyk. Quanto à discografia, o grupo possui inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e para programas de rádios e TVs europeias.
Durante o concerto, na execução da Bachiana nº5, de Villa-Lobos, a orquestra conta com solo da soprano brasileira Gabriella Pacce.
Sobre o regente - Nascido em Fortaleza, Ceará, o maestro José Maria Florêncio é naturalizado e radicado na Polônia, onde desenvolve vasta carreira internacional. Atualmente, além de diretor musical e maestro da Orquestra Capella Bydgostiensis, é diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk, e mantém também em seu calendário convites para se apresentar a frente de orquestras da Alemanha, Turquia, Rússia, Chile, México e Itália. Florêncio iniciou sua educação musical em sua cidade natal, no centro de formação de instrumentistas de cordas do SESI, sob a orientação de Alberto Jaffé. Ainda em Fortaleza, também participou de seu primeiro curso de regência com o professor e maestro H.J.Koellreuter. Atuou como músico da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, estudou regência na Universidade Federal de Minas Gerais e participou de cursos na Juilliard School e na Academia de Música de Viena. Na década de 1980, foi agraciado com uma bolsa de estudos do governo da Polônia para estudar com o maestro Henryk Czyz, na famosa Academia de Música Frederyk Chopin, em Varsóvia. Na mesma época, Florêncio recebeu o convite para reger a conceituada Orquestra Filarmônica Artur Rubinstein. A partir daí, iniciou uma regendo concertos sinfônicos e camerísticos, além de espetáculos de ópera e balé, além de gravações em toda a Polônia, Europa, Américas e Ásia. Em sua vasta e bem-sucedida carreira, exerceu os seguintes cargos: maestro titular do Grande Teatro da Ópera de Lódz; diretor musical da Ópera Estatal de Wrocla; diretor e maestro titular da Orquestra Sinfônica e Coro da Radio e TV de Cracóvia; maestro titular do Grande Teatro da Ópera de Varsóvia; diretor musical do Grande Teatro da Ópera de Poznan; diretor e maestro titular da Orquestra Sinfônica da Filarmônica de Poznan; diretor musical e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
O MASP e a Série - O revolucionário Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi fundado em 1947. Hoje, sua coleção é a mais importante do hemisfério sul. O prédio, projetado pela arquiteta modernista italiana Lina Bo Bardi, abriga pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca e dois auditórios. No segundo semestre de 2007, a Art Invest Marketing Cultural iniciou uma parceria com o MASP, onde produziu dois concertos internacionais. As apresentações originaram a série que este ano conta com oito concertos. As atrações seguintes são: Budapest Chamber Symphony - Hungria (17 de agosto), New Orleans Jazz Orchestra - EUA (21 de setembro); Academia Chamber Orchestra – Ucrânia (13 de outubro); e Mahler Chamber Orchestra – Alemanha (16 de novembro). Realizados no Grande Auditório, os concertos têm comentários do violista Marcelo Jaffé e do jornalista Irineu Franco Perpetuo, além de coquetel comandado pelo chef Rosny Gerdes Filho.
Sobre o BIC Banco - Fundado em 1938, o BIC Banco tem foco na concessão de crédito corporativo para o segmento de middle market, dispondo de 36 pontos de atendimento em 28 cidades do País, além de uma agência em Grand Cayman, suas ações estão listadas no nível I de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Atualmente, é o 5º maior banco de capital nacional privado, o 9º banco privado entre capital nacional e estrangeiro e o 14º maior banco por operações de crédito no ranking publicado pelo Bacen. O BIC Banco patrocina o projeto Música no MASP Internacional por considerar que projetos como este fomentam a democratização do desenvolvimento cultural e intelectual no País.
Sobre a Lexmark - A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK) oferece a empresas e consumidores em mais de 150 países uma ampla gama de produtos de impressão e imagem, soluções e serviços para auxiliá-los a serem mais produtivos. Em 2008, Lexmark apresentou uma receita de US$ 4,5 bilhões. Saiba como a Lexmark pode ajudá-lo a produzir mais em: www.lexmark.com.
Antonio Vivaldi
Concerto Alla Rustica
Heitor Villa-Lobos
Bachianas nº 5
solista: Gabriella Pace soprano
Bachianas nº 9
Edward William Elgar
Serenata op.20
Giacomo Puccini
I Crisantemi
Mieczyslaw Karlowicz
Serenata
Serviço:
"Música no MASP Internacional”
“Capella Bydgostiensis”
Data e horário: Dia 27 de julho, terça-feira, às 21h
Local: MASP - Grande Auditório - Avenida Paulista, 1578.
Capacidade: 374 lugares
Preço: R$ 60, (Inteira - Coquetel, a partir das 20h)
Informações e reservas: 11 3266-3645/ 3253-9932
Classificação etária: Livre para todos os públicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário