terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de setembro de 1944 - Getúlio inaugura a Av. Presidente Vargas

Com um grande desfile no dia em que se comemorava os 102 anos da independência do Brasil, inaugurou-se a Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, em homenagem a seu governante, Getúlio Vargas. Nesta cerimônia, além de dar por aberta à circulação de automóveis a nova avenida, o presidente prometeu ao povo brasileiro liberdade política ao fim da Segunda Guerra Mundial, assegurando eleições livres e diretas para todo o país.
Às 9h da manhã, Vargas deixou o Palácio Guanabara em carro aberto, ao lado do Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, e partiu rumo à nova Avenida, despertando o frenesi geral, com aplausos e lágrimas de emoção. A população ovacionava o seu líder. Quando chegou no início da larga via, Vargas desceu do carro e caminhou, sempre sorrindo e acenando, ao lado de sua comitiva, até o palanque de onde assistiria ao desfile. Posteriormente, seria o primeiro a atravessar, em um automóvel, a até então maior artéria urbana carioca.
Av. Presidente Vargas no dia da inauguração
Assim que o Programa Hora da Independência foi ao ar, para transmitir ao vivo pelo rádio a célebre cerimônia, trinta mil crianças, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, entoaram o Hino de Independência e em seguida o Hino à Bandeira, coordenadas pelo maestro Villa Lobos. Ao final do coro, os estudantes saudaram o presidente: “Salve, Getúlio Vargas!”. Era hora de Getúlio discursar.
Primeiro veículo civil que atravessou a nova avenida



Além das paradas tradicionais de Sete de Setembro, outras comemorações marcaram aquele dia, como um Concurso Sinfônico no Palácio Municipal – um evento de gala, o qual reuniria a alta cúpula do governo brasileiro e a sociedade carioca, durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário