domingo, 24 de abril de 2011

Alto de Pinheiros

O Alto de Pinheiros surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925.
Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão
para retificar e alargar o Rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 foi recomeçado o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra.
Quando a Lei do Marquês de Pombal expulsou os Jesuítas em 1770, suas terras que haviam sido leiloadas, deram origens a chácaras e sítios, de particulares.
Estas foram adquiridas pela Cia. City em 1913 e estavam desocupadas
em vista de estarem sujeitas às enchentes periódicas do Rio Pinheiros.
O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-
jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembu. Com respeitáveis curvas de níveis, um dimensionamento generoso do sistema viário e hábil distribuição de áreas livres (praças, canteiros centrais nas avenidas e calçadas verdes) surgiu o bairro Alto de Pinheiros, no distrito de Alto de Pinheiros, constituindo-se em área residencial das classes média e alta da sociedade paulistana. A sua avenida principal, com canteiro central de largura superior às das pistas de rolamento, é hoje denominada Avenida Pedroso de Moraes, onde se destaca o grande corredor comercial formado por lojas de automóveis, supermercados e empresas de engenharia. Com a Praça Pan-Americana e sua rotatória de grandes dimensões localizada no centro do bairro, que distribui as largas avenidas em suas diagonais, o Alto de Pinheiros, constitui até hoje um exemplo dos mais representativos do urbanismo europeu.
Fonte: Subprefeitura Pinheiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário