domingo, 10 de abril de 2011

Dia Nacional do Jornalista

Armando Bergo Neto
Os profissionais do jornalismo celebraram em 07 de abril o Dia Nacional do Jornalista, homenagem a que fazem jus em razão de sua trajetória histórica de lutas e pelo fato de serem a fortaleza inexpugnável da livre manifestação do pensamento, de trabalharem com afinco para que seja atingido o direito sagrado das pessoas poderem manifestar seu pensamento sem que venham a sofrer quaisquer restrições ou perseguições de qualquer ordem.
É um dever da sociedade brasileira fazer este protesto de veneração e de respeito, visto que há a certeza de estar sendo externando o pensamento de uma gama enorme de pessoas que, num determinado momento, sentiram a vontade de prestar uma singela, porém sincera homenagem aos jornalistas. Graças a esta importante categoria de trabalhadores, só para exemplificar, pudemos acompanhar, em tempo real, o desenrolar de diversas Comissões Parlamentares de Inquérito, o que denota a importância da nobre classe aos desígnios do Brasil, resultando por enaltecer e aprimorar a democracia em nosso País.
Realmente, os jornalistas brasileiros têm nos dado uma bela demonstração de como amar a pátria, servindo-a sem que existam benefícios escusos por detrás. Anos a fio, e principalmente nos últimos tempos, têm exercido com esmero seu papel de informar, de esclarecer os cidadãos principalmente sobre "res publica", ou seja, sobre a coisa pública que a todos pertence, incitando-os ao efetivo exercício da cidadania. Hoje é fato público e notório que os nossos jornalistas não estão sujeitos ao Poder Estatal, não são servis, exercendo sua missão sem coerção e subserviência. Ao contrário, fazem valer o princípio constitucional da livre manifestação do pensamento sem temor de contrariar interesses, de causar dissabor a um determinado agente político ou a uma determinada sigla partidária. Desta forma, põem em prática sua nobre missão, seu papel social de informar e ao mesmo tempo conscientizar a população, colocando em prática os dispositivos encartados em nossa Constituição Federal.
Graças aos nossos jornalistas - e principalmente ao jornalismo investigativo -, muito se tem solucionado no país, grande número de criminosos do "colarinho branco" estão respondendo por seus delitos perpetrados contra a Nação, cabendo ao Poder Estatal, na esfera do Ministério Público, das Polícias Civil e Federal, assim como Poder Judiciário, exercerem, com afinco, as funções para os quais foram criados, colocando atrás das grades facínoras disfarçados de homens públicos. E a sociedade clama, mais do que nunca, para que esteja próximo o momento de termos também encarcerados estes pseudo-representantes do povo, que deveriam zelar pelo bem comum, mas que se apropriam do dinheiro público como se este não pertencesse a ninguém, transformando o que é público em privado e esquecendo-se que o dinheiro advém do recolhimento de uma carga tributária estratosférica, e que é paga pelo povo brasileiro.
Os jornalistas de outrora - num passado não muito distante -, algumas vezes acabavam por esmorecer nas tarefas investigativas e de denúncia, ante a forte pressão política a que estavam submetidos e às suas consequentes perseguições, redundando assim o pouco que podiam proporcionar em razão das opressões que lhes eram impingidas. Hodiernamente, transcorridos anos de lutas, com esforços e com empenho de inúmeros jornalistas abnegados, podem orgulhar-se de seu papel imprescindível ao desenvolvimento da Nação.
Parabéns pelo Dia Nacional do Jornalista! O prestígio, a colheita de louros e de bons frutos são a consequência do plantio profícuo, do trabalho sério, ético e de respeito para com a sociedade brasileira. O trabalho, a seriedade, e a contribuição dos profissionais do jornalismo são significantes exemplos a serem trilhados por nossa juventude, tão carente de bons modelos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário