domingo, 10 de abril de 2011

Meu Bom Retiro

Mario Luis de Moraes
No inicio do século XX minha família aportou em Santos, vindos de trás os montes, Portugal...
Começaria assim nossa história no Bom Retiro. Nossa casa, adquirida pelos meus bisavós em 1926, já sofria com as enchentes.
Nasci em 1964 e na minha infância lembro do muro de casa que tinha pouco mais de um metro e incrivelmente não éramos vitimas de ladrões.
Nos finais de semana jogávamos futebol na rua. Vez em quando passava um ônibus da viação Vila Galvão (era branco e verde) rumo a Guarulhos. O metrô ainda em construção na Praça Professor José Roberto. Lembro da Dona Nena que andava num Dodge Polara azul celeste e que vendia fogos pra toda molecada do bairro no quintal de sua casa.
Minha rua abrigava também a fabrica de brinquedos Coluna. Ao final da rua era o forno da prefeitura, que queimava boa parte do lixo da capital. Tinha também os campos de futebol do Corintinha, na beira do rio Tamanduateí. O carrinho do Pedroca, que ficava em frente ao colégio Renascença e vendia tudo quanto era doce que podia imaginar.
Mas, tudo passa... Chegou o metrô, mudando o nome da praça do pobre professor José Roberto para Armênia, que depois também deu o nome a antiga estação Ponte Pequena. O Micuim virou Senhor Fragosos, respeitado vendedor de bilhetes da loteria... Nunca mais bebeu. A Dona Nena se foi, deixando seu Dodge Polara e pra nossa sorte nunca mandou o quarteirão pelos ares. O Forno deixou de queimar o lixo, pois segundo dizem, produzia fumaça cancerígena. Agora só polui o solo, pois verdadeiras montanhas de lixo são acumuladas lá diariamente. O campo do Corintinha deu lugar à favela do gato que depois virou Parque do Gato, conjunto habitacional criado pela então prefeita Marta. O Pedroca, nunca mais o vi, mas ainda sinto o gosto do drops dulcora e das balas 7 bello, além das figurinhas que ele vendia.
Nossa casinha, ainda firme e forte abriga meus pais e meu irmão, companheiro das brincadeiras na infância. O muro agora tem quase 3 metros e as enchentes, essas prefeito nenhum deu jeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário